Você já ouviu falar na nespereira? É da planta que vêm uma frutinha chamada nêspera – ou ameixa amarela -, mas que tem em suas folhas parte do que a torna realmente especial.


Uma simples infusão de uma colher (sopa) da folha picada e um litro de água fervida fazem um chá responsável por uma série de importantes benefícios à saúde, principalmente quando a bebida é combinada a uma boa alimentação e a um estilo de vida saudável.
Graças às vitaminas e minerais presentes na folha, o chá é importante para proporcionar os seguintes resultados:
1- Estimula a produção de insulina, o que ajuda a evitar e a tratar diabetes;
2- Melhora o funcionamento do pâncreas;
3- Melhora o movimento das mucosas (atuam na absorção de alimentos) do organismo;
4- Desintoxica o corpo;
5- Melhora a função hepática (funções do fígado);
6- Ajuda contra urticária, prevenindo a vermelhidão na pele e a inflamação;
7- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
8- Melhora a função renal e limpa os rins;
9- Evita a hipertensão arterial.
Ufa! Bastante coisa, hein?!
E já que nós falamos da folha, por que não falarmos um pouquinho do fruto também?! Doce e picante, a nêspera é pouco conhecida, mas também faz muito bem ao corpo. Graças as suas vitaminas, antioxidantes, nutrientes e uma fibra chamada pectina, a ameixa-amarela protege o intestino de muitas doenças.



A fruta também auxilia na prevenção contra doenças degenerativas e é eficaz para a saúde ocular e cerebral.
A nespereira (Eriobotrya japonica) é uma espécie vegetal da subfamília Maloideae, da família Rosaceae. Apesar do nome, é originária do sudeste da China. Sua fruta, chamada de nêspera, também é chamada ameixa-amarela no Brasil,[1] e magnório, manganório ou magnólio na região Norte de Portugal.
É uma árvore pequena, com uma coroa circular e um tronco curto. Pode crescer até 10 m de altura, mas é geralmente menor. Suas folhas são alternadas, simples, de 10 a 25 cm, verde-escuras, de textura rígida e com a borda serrilhada.
Diferente das demais árvores frutíferas, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores têm cerca de 2 cm de diâmetro, são brancas, com cinco pétalas, produzidas em cachos com três a dez flores.

Fonte http://bestofweb.com.br